quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

RECORDAÇÕES DAS MINAS DA QUITOTA E DO SAIA

O meu intuito é reunir recordações de todas as Famílias que viveram e trabalharam na zona mineira na "COMPANHIA DO MANGANÉS DE ANGOLA", quer nas minas da "QUITOTA", bem como nas minas do "SAIA.
Assim começo este Blogue colocando as fotos que ainda possuo e que se situam entre 1949 e até ao fim da existência das minas.
Será com alegria e muita emoção que colocarei também as fotografias que me queiram enviar para "carlos.pepe.heras@gmail.com".
Este espaço pertence a todos.
Bem-hajam pela Vossa tenção
Carlos

18 comentários:

  1. É uma ideia fantástica, em breve enviarei as minhas recordações.
    Um abraço
    gracinda

    ResponderEliminar
  2. Vivi na Quitota de 1969 a 1971. O meu pai trabalhou la de 1964? a Dezembro de 1971. E tambem fiz as duas viagens no Patria.

    ResponderEliminar
  3. sou filho do ti Acácio(foi sondador nas minas),cunhado do Roda e primo do Augusto Pires, que foi quem me falou neste blogue.Estamos, como é lógico, todos radiantes e brevemente daremos noticias.

    ResponderEliminar
  4. Também vivi na Quitota. Tinha apenas 9 anos e era filha da enfermeira Maria da Glória, que trabalhava no hospital da companhia. Lembro-me de morarmos numa casinha que era geminada com muitas outras e tinha uma varanda comum a todas. Uma vez exibiram na varanda uma leoa que tinha sido morta por caçadores. Tenho essa foto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou sobrinho directo do Dr António Pecegueiro médico e penso que também um dos fundadores do do hospital da quitota nos anos 50. Pretendo escrever um livro sobre essa época e principalmente sobre o meu tio António Pecegueiro e gostava de saber mais sobre a Quitota ou corresponder-me com quem o tivesse conhecido. Estou a viver em Angola,já estive perto da Quitota, nas Pedras Negras e um destes dias irei com uma pessoa desta comuna, às minas.
      O meu email é: a_pecegueiro@hotmail.com

      Eliminar
    2. Olá,
      Talvez a sua Mãe tenha trabalhado com o Dr. António Vargas Pecegueiro. Se assim for , gostava de saber mais sobre esse hospital, pois sou Sobrinho désse médico que muito fez pelos povos de Angola e gostava de escrever sobre esse tema.
      Neste momento vivo e trabalho em Luanda e irei brevemente à Quitota.
      Melhores cumprimentos,

      Meu email: a_pecegueiro@hotmail.com

      Eliminar
  5. É bom recordar os tempos vividos nesses lugares de Quitota,Saia,Quissaquel e até Quiaponte.Muitos de nós passamos lá a nossa juventude.Foi o meu caso que tão boas recordações me deixou.Para todos um bom Natal e feliz ano.Augusto Pires

    ResponderEliminar
  6. Também morei lá na minha infância em 1966 a 1974 ei lugar bonito e cheio de vida
    Um abraço a todos
    Paulo Robalo

    ResponderEliminar
  7. Eu também vivi lá dos 4 aos 12 anos . Chamo-me Graça Oliveira e o meu pai era o Chefe das Oficinas no Saia.

    ResponderEliminar
  8. também vivi no Saia, O MEU MARIDO É O Américo Gomes de oliveira que trabalhava nas oficinas da companhia ,o meu filho mais novo Carlos Oliveira nasceu na Quitota e a Graça e a Ana nasceram em Malange mas frequentaram a escola no Saia e estamos todos bem e gostei de recordar atravéz deste blog

    ResponderEliminar
  9. Só hoje encontrei este blogue pois andava à procura de informações sobre a Companhia do Manganês de Angola e fiquei muito feliz! Eu vivi na Quizenga, na Quitota e no Saia desde que nasci até 1970,ano em que os meus pais foram viver para Salazar, continuando o meu pai a trabalhar nas minas.Sou filha do Noémio e da Glória, infelizmente ambos falecidos. D. Mariazinha, fiquei muito agradada por saber que o Sr. Américo, a senhora e os seus filhos estão bem. Um grande abraço para todos.

    ResponderEliminar
  10. Eu também vivi na Quitota e no Saia. Sou filha do Noémio (tractorista) e da modista Maria da Glória. D. Mariazinha gostei de saber que o Sr. Américo e os seus filhos estão bem. Lembro-me muito bem de vocês, da sua boa disposição!
    Beijinhos
    Manuela Silva

    ResponderEliminar
  11. Sou filha do Rui Santos e o meu pai tem algumas fotos que lhe irei enviar para publicar no seu blog. Achei uma ideia excelente para recordarmos os bons momentos que passamos naquela terra.

    ResponderEliminar
  12. Há muito tempo que não vinha ao Blog e Agora Nelinha vi a sua mensagem,sabia que o Pai tinha falecido mas a D. Glória minha grande amiga não. Lembra-se de mim a Gachini!!!!! Estranhei porque pelo Natal trocava sempre postais com a tua Mãe, estive na Guarda com ela quando a minha filha foi lá jogar. O meu mail é gracindamorgado@sapo.pt. diz alguma coisa. A Tua irmã? e Irmão ? Beijinhos . Gracinda Morgado

    ResponderEliminar
  13. Olá Carlos,
    Também eu vivi na Quitota, Saia e Quissaquel, O Meu pai Era O Alfredo Fernandes, sou cunhado do Rui Santos e irmão do Sebastião. Bons tempos ali passamos. Esta semana faleceu o nosso grande e estimado amigo. Dr.Vargas Pecegueiro. No funeral encontrei alguns amigos assim como os Filhos do Dr. que nesceram na Quitota. Falei com o Joaquim Roda, Albino Viana e o Enes, vamos tentar organizar um almoço para que possamos encontrar-nos. Deixo aqui a meu email, para que aqueles que estiverem interessados me enviem os contactos para que naltura possamos contactar. fernandes."acosta@hotmail.com" (telef. 966 743 215. Um abraço a todos. A.Fernandes

    ResponderEliminar
  14. Estive nas Minas da Quitota Angola no ano de 1963 e era na qualidade de alferes miliciano o comandante do 3º pelotão da CC167. O meu nome é
    Desiderio António Rodrigues Rosa e lembro-me em particular dos engºs.Ponte e Mimoso,do dr.Azevedo do enfermeiro sr.Carvalho,etc.Foram cerca de 10 meses muito agradáveis e minha mulher esteve lá comigo e depois fui transferido para Carmona onde em 26.11.1963 nasceu a minha 1ª filha.Tempos que já não voltam mas que jamais se esquecem.Apesar da guerra adorei e ainda hoje passados 50 anos amo Angola e o seu povo.

    ResponderEliminar
  15. Olá, também eu nasci na Quitota, e depois fui viver para Salazar. Chamo-me Regina, e sou filha do António Fontes (já falecido) e da Palmira. O meu avô chamava-se Aníbal Fontes. De vez em quando gosto de espreitar este blog, que me foi indicado pelo Augusto Pires. E já agora, o Sr. Noémio e a D. Glória (se eram quem eu penso)eram padrinhos de baptismo do meu irmão Paulo Fontes. Até breve.

    ResponderEliminar
  16. ola, sou filho do Dr antonio pecegueiro, já falecido, estou neste momento em luanda e gostava de conhecer mais da vida do meu pai neste período, quem tiver informações/fotos pode enviar para o meu email sonomaniacolchoes@gmail.com. Obrigado a todos

    ResponderEliminar